Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Cervejas com graduação alcoólica de até 0,5% não podem usar expressão “sem álcool”

Publicado por Vitor Guglinski
há 7 anos

Cervejas com graduao alcolica de at 05 no podem usar expresso sem lcool

Em julgamento finalizado na tarde desta segunda-feira (24), a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou indevido o uso da expressão “sem álcool” adotada nos rótulos de cervejas com graduação alcoólica inferior a 0,5%.

Por maioria de votos, o colegiado acolheu embargos interpostos pelo Ministério Público Federal (MPF) contra decisão da Quarta Turma que havia considerado válida a utilização da expressão com base na legislação aplicável à classificação, produção e fiscalização de bebidas.

A presidente do STJ, ministra Laurita Vaz, relatora dos embargos de divergência, disse que, de fato, o artigo 12, inciso I, do Decreto 6.871/09, utilizado como referência para o julgamento da Quarta Turma, determina que bebidas com até meio por cento em volume de álcool etílico sejam classificadas como não alcoólicas.

Todavia, a ministra ressaltou que a manutenção da informação nos rótulos prejudica os consumidores e viola o Código de Defesa do Consumidor, que proíbe a oferta de produtos com informação inverídica.

“O fato de existir decreto regulamentar que classifica como ‘sem álcool’ a cerveja com teor alcoólico de até 0,5% não autoriza que a embargada desrespeite os direitos mais básicos do consumidor, garantidos em lei especial, naturalmente prevalecente na espécie”, ressaltou a relatora em seu voto.

Ofensa à dignidade

A finalização do julgamento pelo colegiado, formado pelos 15 ministros mais antigos do tribunal, ocorreu após a apresentação de voto-vista do ministro Herman Benjamin. O ministro confirmou a tese da impossibilidade da venda de cerveja rotulada como livre de álcool caso ela apresente qualquer nível etílico em sua fórmula.

“Sem dúvida, a ingestão de cerveja ‘sem álcool’ por erro de consentimento, por aqueles que se impõem à proibição de ingerir a aludida substância química, seja por convicção religiosa ou moral, seja por restrições médicas, constitui fato causador de grave ofensa à dignidade humana. E o que dizer dos pais que permitem que seus filhos menores consumam cervejas ‘sem álcool’ por não saberem que ela, em verdade, contém álcool? ”, ponderou o ministro Benjamin em seu voto.

A decisão da Corte restabelece sentença que havia julgado procedente ação civil pública promovida pela Associação Brasileira de Defesa da Saúde do Consumidor (Saudecon) contra a empresa Cervejarias Kaiser Brasil. Em primeira instância, o magistrado determinou a supressão da expressão “sem álcool” nas cervejas da marca Bavaria, sob pena de multa diária de mil salários mínimos. A decisão foi confirmada em segunda instância pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

Esta notícia refere-se ao (s) processo (s): EREsp 1185323

Fonte: STJ

  • Sobre o autorAdvogado. Especialista em Direito do Consumidor
  • Publicações418
  • Seguidores2339
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1990
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cervejas-com-graduacao-alcoolica-de-ate-0-5-nao-podem-usar-expressao-sem-alcool/398412961

Informações relacionadas

Giovanni Rodrigues, Advogado
Artigoshá 2 anos

Cerveja "zero álcool" é realmente "zero"? Como ficam os testes do bafômetro nessa situação?

Cerveja não alcoólica, mas contém 0,5% álcool, não viola direitos do consumidor, diz STJ

Giovanni Rodrigues, Advogado
Artigosano passado

Por que aceitar 40% de desconto pode ser arriscado?

Daiene Magalhaes, Advogado
Modeloshá 7 anos

[Modelo] Indenizatória/Consumidor

Gabriel Pacheco, Advogado
Artigoshá 3 anos

Se eu beber uma cerveja no horário de almoço, posso ser demitido por justa causa?

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Seria interessante informar o que o Ministério da Agricultura (MAPA) diz sobre isso, afinal o procedimento de identificação na composição informativa desse produto estaria sujeito á esse setor de controle fiscalizatório.
Ou será que vão usar o trator do Ministério Público novamente rolando em decisões em cima da área técnica responsável pelo que realmente chega ao consumidor, exatamente como se procedeu com uma substancia de efeito não comprovado oficialmente ao tratamento de câncer ?
< 0,5 % é diferente de 0,0 (pelo menos na matemática). continuar lendo